O Fundo da Casa Popular (Funcap) se mantém com o pagamento das parcelas de terrenos ou casas que o município constrói. As parcelas, em valor reduzido atende famílias em condições de vulnerabilidade social. Números expressivos na inadimplência dos mutuários não é uma novidade para o programa. O número já chegou a atingir 91%, em ocasiões históricas.
Atualmente, são em torno de 1.800 contratos, firmados para pagamentos de 10 a 20 anos, em parcelas que variam em média de 80 a 300 reais. A inadimplência das parcelas do Funcap pode levar os mutuários a ter de devolver a residência para o poder público.
Com a campanha Pague em Dia instituída pela secretaria de Habitação, famílias atendimentos pelo programa voltaram a pagar as parcelas mínimas cobradas pelas moradias. Conforme o secretário da pasta, Wagner Petrini, as arrecadações promovem que outras famílias sejam contempladas.
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul já havia aprovado por unanimidade em setembro do ano passado o projeto de lei 36/2023 do Executivo, que reformulava algumas regras do Fundo da Casa Popular (Funcap), com o objetivo de aprimorar o atendimento na Secretaria de Habitação (SMH) e reduzir a inadimplência, que apresentava elevado índice no município. Para a população participar do programa é necessário se inscrever na Habitação ou setor social do município para obter recursos como reformas paliativas.