O Instituto Quindim, que atualmente ocupa um espaço temporário cedido gratuitamente pelo Shopping Villagio Caxias até abril, segue sem uma definição sobre sua sede definitiva, após a desocupação do Pátio Eberle. A entidade, que atuou por 10 anos no antigo local, ainda aguarda uma definição sobre a nova localização.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a vereadora Andressa Marques (PCdoB) explicou que, desde o início das dificuldades relacionadas à saída do Pátio Eberle, movimentos foram feitos para que o poder público oferecesse um novo espaço para o Instituto. Ela revelou que, após diversas reuniões realizadas em 2024, havia sido apresentada uma proposta para que o Instituto ocupasse a Biblioteca Parque da Estação, localizada na Estação Férrea, um espaço que não estava mais aberto ao público. A proposta parecia encaminhada, mas, recentemente, a vereadora recebeu informações de que a Secretaria do Turismo havia manifestado interesse em ocupar o local para abrigar os trabalhos burocráticos.
A reportagem da Rádio Caxias conversou com a vereadora, que ressaltou que o atual secretário do Turismo, Felipe Gremelmaier, havia apoiado a proposta inicialmente, mas agora a própria Secretaria estaria solicitando o espaço. Como resultado, a vereadora protocolou uma solicitação de informações ao Executivo sobre a situação.
O presidente do Instituto Quindim, Volnei Canônica, confirma que, desde a desocupação do antigo espaço, ocorreram tratativas com o Executivo e com a então secretária da Cultura, com o apoio da Procuradoria Geral do Município, para viabilizar um novo local para o Instituto. A possibilidade de ocupar a Biblioteca Parque da Estação avançou, mas no início deste ano, com a mudança na Secretaria de Cultura, foi informado pela nova secretária, Tatiane Frizzo, de que o espaço seria destinado à Secretaria de Turismo. Ele se diz surpreso com essa mudança de direcionamento.
Em contato com o secretário do Turismo, Felipe Gremelmaier, ele explicou que a necessidade de um novo espaço para a Secretaria de Turismo surgiu devido à junção com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o que fez com que os atuais locais onde as secretarias estão situadas não comportassem mais as demandas.
Por sua vez, a assessoria de imprensa do Executivo informou que a Secretaria da Cultura trabalha para encontrar uma nova sede para a biblioteca, em parceria com o proprietário, conforme o acordo. Quanto à Biblioteca Parque, a assessoria esclareceu que ainda não há nenhuma definição sobre a ocupação do espaço pelo município.