A Codeca começou a receber, nesta terça-feira (25), 300 novos contêineres amarelos, que serão distribuídos ao longo da semana pelas ruas de Caxias do Sul. Destinados à coleta seletiva em áreas com sistema mecanizado, eles substituirão unidades danificadas por atos de vandalismo. Nos últimos meses, a cidade registrou diversos ataques desse tipo e, somente em 2025, mais de 26 contêineres foram incendiados.
A presidente da Codeca, Maria de Lurdes Fagherazzi, ressalta que, apesar da redução significativa nos últimos anos, a queima de contêineres ainda é um problema preocupante e uma questão de segurança pública. A fiscalização e o monitoramento são realizados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), enquanto a Codeca é responsável pelo registro de boletins de ocorrência e pela reposição dos equipamentos. Maria destaca que os novos contêineres ajudarão a repor os danificados e garantir estoque para eventuais necessidades.
Outro tema recorrente na cidade são as reclamações sobre a coleta de lixo. Maria explica que problemas pontuais podem ocorrer, mas, quando há registros de falhas no serviço, a Codeca realiza uma investigação para identificar a causa. Ela enfatiza que, em alguns casos, moradores podem se confundir com o calendário da coleta, o que pode gerar a impressão de atraso.
Caso a população identifique falhas na coleta ou problemas pontuais, pode entrar em contato com o Alô Codeca pelo telefone (54) 3224-8000, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já para denúncias de descarte irregular ou vandalismo de contêineres, o contato deve ser feito pelo Alô Caxias, no telefone 156, ou diretamente com a Guarda Municipal, pelo número 153.
Além disso, segundo a Codeca, Caxias do Sul atualmente conta com cerca de 1.800 pontos de coleta mecanizada de resíduos. Em cada local, há pelo menos um par de contêineres: o verde, destinado ao lixo orgânico, e o amarelo, para resíduos recicláveis.