A Reunião-Almoço da CIC Caxias desta terça-feira (08) foi palco para um momento simbólico e histórico. Durante o evento foi lançado o projeto para idealização do monumento dos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, ação que se insere na programação oficial da entidade em homenagem à contribuição dos imigrantes para a identidade e desenvolvimento da Região.
Na ocasião, o projeto do monumento contou com a assinatura de documento envolvendo a parceria conjunta entre CIC Caxias, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e o arquiteto Renato Solio, que assina a concepção artística e arquitetônica do monumento, para doação dos direitos autorais da obra artística e a cedência do espaço onde será instalada, no Largo da Estação Férrea de Caxias do Sul.

De acordo com o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, o ato significa mais uma entrega do movimento empresarial que procura valorizar e marcar para a história as comemorações pelos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a data marcou e lapidou toda a existência de Caxias do Sul, da região e, em parte, do próprio Estado do Rio Grande do Sul.
Para o arquiteto que assina a concepção artística e arquitetônica da obra, Renato Solio, o monumento apresenta características próprias e que vem ao encontro do trabalho deixado pelos Imigrantes Italianos em 150 anos de história e presença no Rio Grande do Sul.

A programação dos 150 anos da Imigração Italiana da CIC Caxias é uma iniciativa das diretorias de Cultura e Educação e Negócios do Turismo.
Imagens do futuro Monumento pelos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul






