
A Festa da Uva foi oficialmente aberta em solenidade no Parque Mário Bernardino Ramos nesta quinta-feira (15). O ato solene contou com a presença da rainha Lizandra Mello Chinali e das princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, que foram responsáveis por conduzirem a cerimônia. Com cerca de 900 convidados, a cerimônia recebeu diversas autoridades, entre elas, os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; deputados federais e estaduais; o governador do Estado, Eduardo Leite, autoridades locais, além das embaixatrizes da Festa.
Durante pronunciamento, o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, relembrou e agradeceu o trabalho desenvolvido para que a celebração ocorra. Ele enfatizou que os valores políticos não devem ser empecilhos e nem promoverem diferenças ou segregações e que a população permaneça celebrando a Festa como cultura local.
Em entrevista à Rádio Caxias, Fernando Bertotto, revelou a grande expectativa para os desfiles cênicos e avaliou o momento como o mais aguardado pela comunidade. Conforme ele, a festa promove uma movimentação econômica que ocorre além do setor cultural.
A cerimônia contou ainda com o pronunciamento do prefeito, Adiló Didomenico, que relembrou a força do setor primário e da agricultura na cidade de Caxias do Sul, que conta com uma das maiores produções realizadas pela agricultura familiar. Didomenico salientou as dificuldades enfrentadas pelo setor diante de eventos climáticos e relembrou o trabalho realizado pelos produtores de uva.
Com a abertura oficial da 34ª edição da Festa Nacional da Uva, a comunidade segue com uma intensa programação. Os desfiles cênicos ocorrem nos dias 17, 21, 25, 28 de fevereiro e dia 2 de março, sempre a partir das 20h. A população pode acompanhar o corso alegórico nas calçadas de forma gratuita ou adquirir ingressos para a arquibancada que possuem um custo de R$ 40.