Após o grande deslizamento de terra nas proximidades da Ponte do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, nesta quarta-feira (01), diversas famílias ficaram ilhadas na região, porém, por volta das 16h20min, a Prefeitura de Veranópolis divulgou um vídeo nas redes sociais comunicando o resgate de cerca de 200 pessoas que estavam na localidade. A Polícia Rodoviária Federal também informou que aeronaves estão prontas para auxiliar as pessoas, mas que estão aguardando uma melhora nas condições climáticas.
De acordo com as informações do vice-prefeito de Veranópolis, Thomas Schiemann, as pessoas que foram resgatadas já estão recebendo acolhimento. “Temos várias pessoas que estão precisando auxilio e socorro. Estamos com pessoas ilhadas, mas conseguimos resgatar cerca de 200 pessoas que estavam nas encostas. Máquinas e retroescavadeiras estão indo para as proximidades e ajudar mais pessoas,” explica Schiemann.
A Coordenadora da Defesa Civil da cidade, Fabiane Parise, também destaca para que as pessoas que estejam em segurança, não saiam de casa. “Pedimos para que as pessoas que estão em segurança, não saiam de casa. Pessoas que moram em encostas ou áreas de risco, monitorem a situação e qualquer insegurança, saía de casa ou entre em contato com pelo número (54) 99914-3230. Se estiver em segurança, não é o momento de verificar a situação de suas propriedades no interior, permaneçam em suas casas,” reforça Parise.
A Prefeitura está oferecendo auxílio com alimentos e roupas para as pessoas resgatadas no Centro de Convivência de Veranópolis, mas pede doações de colchões, travesseiros e roupas de cama.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também informou que está com “aeronaves prontas, aguardando condição climática que possibilite o voo,” para realizar o resgate dos ilhados. Ainda não há relatos de feridos ou de óbitos.