O novo espaço para o comércio dos ambulantes, localizado no térreo do Caxias Plaza Shopping, na rua Sinimbu, 1933, a uma quadra da Praça Dante Alighieri, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (10). A inauguração estava prevista para março, mas foi adiada devido às reformas nas bancas. Inicialmente, era esperado que 77 ambulantes ocupassem as bancas, mas, como houveram menos inscrições, foram disponibilizadas 47 bancas no novo formato.
Com as readequações, as bancas que possuíam quatro metros quadrados cada, tiveram seu tamanho ampliado. Além disso, os corredores também foram alargados para melhorar a circulação do público. No momento, nem todas as bancas estão ocupadas, restam alguns espaços vagos, devido aos inscritos não estarem de volta a cidade, como coloca o diretor de fiscalização da Secretária de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto.
O prefeito Adiló Didomenico destaca a inauguração do espaço como um passo importante para o acolhimento dos imigrantes que buscam em Caxias um recomeço, além de incentivar o desenvolvimento do comércio legal de forma fraterna e respeitosa.
As 47 bancas destinadas aos ambulantes estão localizadas no primeiro andar do prédio, no segundo piso do CCC são realizados cursos de capacitação, que já estão recebendo alunos desde fevereiro deste ano. Mamadou Abib Diallo, representante dos ambulantes, ressalta o diálogo com os outros imigrantes, para convencê-los a se instalar nas bancas do Centro de Capacitação e Comércio, e o sentimento de alegria de agora ter um espaço adequado para trabalhar.
Os secretários de Urbanismo, Adriano Bressan, de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, e o adjunto deste, Sílvio Tieppo, também presentes no evento, agradecerem suas equipes e seus antecessores.
O aluguel das bancas será custeado pelos ocupantes, enquanto o condomínio será subsidiado integralmente pelo município no primeiro ano. No segundo ano, os comerciantes pagarão 33% do valor do condomínio; no terceiro ano, 66%; e no quarto ano, o valor será pago integralmente pelos ocupantes.