Em partida realizada na noite desta terça-feira, 15 de outubro, o Caxias do Sul Basquete estreou no NBB 24/25 com derrota para o Fortaleza Basquete Cearense por 76×68. O jogo começou equilibrado, com o primeiro tempo disputado ponto a ponto, mas na segunda metade da partida, os donos da casa abriram vantagem e garantiram a vitória.
O Caxias entrou na temporada com uma equipe reformulada, mantendo apenas quatro jogadores da campanha anterior: Vini Chagas, Léo Craveiro, Vitão e Gabriel.
O Caxias Basquete começou com intensidade, abrindo o placar com uma bola de três pontos de Isaac e rapidamente construindo uma vantagem de 7 a 0. Betinho ampliou a diferença para dez pontos, 2×12, com um arremesso certeiro de três, porém, o Fortaleza reagiu no decorrer do primeiro quarto, diminuindo a diferença para um ponto em 11×12. O Caxias manteve o controle nos minutos finais do período. Fim do primeiro quarto: 15×18.
No segundo quarto, o Fortaleza voltou mais forte, reduzindo a diferença para um ponto e logo passando à frente no placar. O jogo se manteve equilibrado, com trocas de liderança constantes. O Caxias recuperou o comando do jogo em 22×23 e chegou a abrir quatro pontos de vantagem, levando o técnico do Fortaleza a pedir um tempo técnico. A equipe da casa voltou melhor e forçou então Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias, a parar o jogo. Em um final de quarto disputado, nenhuma equipe conseguiu abrir grande vantagem, e apesar da tentativa do Fortaleza de acertar uma cesta do meio da quadra, o cronômetro já havia estourado. Fim do segundo quarto: 33×35.
O terceiro quarto começou com o Fortaleza empatando o placar em 35×35, e o jogo seguiu equilibrado por alguns minutos. Apesar de o Caxias conseguir aumentar sua vantagem momentaneamente, o Fortaleza voltou a passar à frente. O empate em 40×40 manteve a partida acirrada, mas, nos últimos minutos do período, o Fortaleza abriu uma diferença de nove pontos, 52×43, forçando o técnico Rodrigo Barbosa a pedir tempo. Fim do terceiro quarto: 33×35.
No último quarto, o Caxias até tentou reagir, abrindo o placar, mas viu o Fortaleza ampliar a vantagem para 13 pontos. Novamente, o técnico Rodrigo Barbosa pediu tempo para reorganizar a equipe. Apesar do esforço caxiense, o time não conseguiu recuperar o ritmo e acabou derrotado por 76×68.
Os destaques da partida foram Vini Chagas, com 20 pontos e 5 rebotes, Larry, que anotou 12 pontos, e Betinho, que contribuiu com 12 pontos e 6 rebotes.
Agora, a equipe caxiense viaja para Campina Grande, na Paraíba, onde enfrentará a equipe da Unifacisa na próxima sexta-feira, às 19h30. A partida será transmitida pelo aplicativo Basquete Pass. O primeiro jogo do Caxias em casa será o clássico gaúcho, no dia 23 de outubro, às 20h, no Ginásio do Sesi, contra o União Corinthians.