Os condutores que trafegam por Caxias do Sul enfrentam diariamente congestionamentos em diversos pontos da cidade. Em momentos de mau tempo e em horários de pico, como ao meio-dia e no final da tarde, o fluxo de veículos aumenta significativamente. Um dos principais fatores que impactam diretamente esse cenário é o crescimento do número de veículos licenciados, assim como o aumento de condutores habilitados nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Conforme indicadores divulgados pelo Detran, somente em 2024, houve um acréscimo de quase 10 mil veículos na frota municipal, saltando de 339.124 automóveis em 2023 para 348.905 no ano passado, um aumento de 9.781 veículos. No mesmo período, o número de condutores habilitados passou de 262.486 em 2023 para 267.463 em 2024, representando quase 5 mil novos condutores aptos. Além disso, somente em janeiro deste ano, mais 719 veículos foram licenciados, fazendo com que a cidade alcançasse a marca de 349.624 veículos.
O secretário adjunto da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, avalia os números levantados e salienta a necessidade urgente de investimentos para a manutenção da mobilidade urbana, diante do crescimento do tráfego na cidade. Ele destaca obras que estão sendo realizadas para solucionar os gargalos, além de outros projetos em andamento para o sistema viário.
Entre as medidas imediatas que estão em andamento pela Secretaria, Willenbring destaca a fiscalização intensificada nas áreas de fluxo escolar e o projeto para a instalação de semaforização inteligente em todo o quadrilátero central da cidade. O secretário explica que a semaforização inteligente deve proporcionar diversas melhorias na mobilidade, como a preferência de tráfego ao transporte coletivo e a identificação, por meio de zonas de calor, de locais com maior incidência de engarrafamentos em determinados momentos. Com sistemas de inteligência artificial, será possível redirecionar o tráfego para regiões de fluxo mais baixo.
Voltado às medidas para a mobilidade urbana, o prefeito Adiló Didomenico e o titular da SMTTM, Elisandro Fiuza, estiveram em Brasília em busca de recursos para a implantação de projetos na área da mobilidade, elencados no Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) de Caxias do Sul.
1 comentário
Mais do que na hora! Temporizador visível ajudaria e é bem simples. Cameras inteligentes etc. Bora prefeitura!