O Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa em 2025 foi oficialmente instalado na última segunda-feira (17). O edital para credenciamento de entidades da sociedade civil que desejavam participar do Fórum teve o maior recorde de inscritos em 26 anos. Ao todo, quatro chamados de “grandes debates” devem ocorrer ainda no primeiro semestre com uma abordagem voltada para a sustentabilidade na indústria, comércio e serviços, transição ecológica, sustentabilidade na agricultura e pecuária e desigualdades regionais e sociais.
Além disso, serão realizados encontros em todo o estado, totalizando nove seminários regionais, que acontecerão em Santa Rosa, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Lajeado e encerram em Osório, no dia 22 de setembro. Em Caxias do Sul, o encontro deve ocorrer no dia 4 de agosto.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, explica a questão dos seminários que primeiro ocorrerão em Porto Alegre.
Além das atividades presenciais, o Fórum articula com a Secretaria-Geral da Presidência da República para elaborar, em parceria com o setor de tecnologia da Assembleia, uma plataforma online para ampliar o debate sobre o crescimento econômico sustentável e a participação da população, de maneira que irá permitir o acesso as informações, apresentação das propostas e o voto em projetos. O lançamento da ferramenta deve ocorrer no mês de abril.