Nos primeiros dias de 2025, a força-tarefa iniciada ainda no ano passado pela Prefeitura ganha uma nova fase com a conferência dos cadastros do Bolsa Família. Equipes do Cadastro Único da Fundação de Assistência Social (FAS) estão atualizando os dados do programa. Atualmente, cerca de 800 pessoas em situação de rua recebem o benefício.
O trabalho nas ruas da cidade envolve equipes da Fundação de Assistência Social (FAS), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), da Guarda Municipal e da Codeca, com o objetivo de encaminhar essas pessoas aos serviços de acolhimento e saúde ofertados pelo Município. Além disso, essa população também é identificada, com foco na segurança da comunidade. Em 2024, 88 pessoas foragidas da justiça, em grande maioria, naturais de outros municípios e até de fora do estado, foram recapturadas pela Guarda Municipal na área central da cidade. Em 2025, esse número já chegou a oito. Muitos desses foragidos têm envolvimento com o tráfico de drogas, roubos, furtos e homicídios.
A diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Cristiane Oliboni, destaca que este ano as ações devem não apenas ser continuadas, mas também intensificadas, com o objetivo de tratar o indivíduo de maneira integral por meio das diferentes frentes de apoio disponibilizadas pelo município.
A força-tarefa deve ser ampliada principalemente nos meses de inverno, para que as pessoas atendam ao pedido de irem para as casas de acolhimento, onde podem se alimentar, tomar banho e ter uma cama confortável para dormir.
Atualmente, Caxias do Sul conta com 120 vagas em casas de passagem e realiza cerca de 500 atendimentos mensais no Centro Pop Rua, com oferta de banho e alimento. Além disso, são oferecidos cursos de capacitação e encaminhamentos ao mercado de trabalho para aqueles que desejam mudar de vida.