O município de Caxias do Sul está entre os 124 municípios brasileiros que participam do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) que contempla 15 mil famílias em todo o país. Em Caxias as visitas iniciam a partir desta quinta-feira (28). A pesquisa do Ministério da Saúde é administrada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em Caxias, contará com cinco visitadores.
Em 2024 ocorre a segunda pesquisa sobre o tema. Ela ocorreu também em 2019 em algumas cidades, mas sem a participação de Caxias do Sul. De acordo com o Ministério da Saúde, um dos objetivos do ENANI-2024 é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19.
O estudo tem como objetivo analisar as práticas de amamentação, hábitos alimentares, peso, altura, deficiências de vitaminas e minerais em crianças de até seis anos de idade e suas respectivas mães. Durante as visitas, serão feitas avaliações em 280 residências, incluindo a aplicação de questionários, medição de peso e altura, além de análise da alimentação. Além disso, está prevista a coleta de sangue para exames de crianças (entre seis meses e seis anos de idade) e de suas mães biológicas, cujos resultados serão enviados posteriormente às mães, como explica o coordenador do ENANI no RS, Ernesto Saraiva.
Essa coleta de sangue será realizada no domicílio pelas equipes do laboratório Virvi Ramos. É importante ressaltar que a participação na pesquisa é voluntária. Os visitadores estarão identificados com camiseta e crachá.
No Rio Grande do Sul também participam da pesquisa Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Viamão.