A queima de contêineres tem sido um problema frequente em Caxias do Sul. Na última semana, moradores relataram mais um caso de container incendiado na rua Os Dezoito do Forte, próximo à rua Alfredo Chaves. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), somente em 2025 já foram registrados 26 casos de contêineres queimados na cidade.
Outro fato recorrente é o descarte irregular de lixo, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma). A Semma informou que, até o momento, foram emitidas oito notificações para limpeza de áreas particulares, com sete multas aplicadas devido ao descumprimento das notificações. Além disso, houve sete notificações para limpeza de áreas públicas, resultando em duas multas por não atendimento das determinações. Essas multas foram aplicadas a pessoas físicas que realizaram descartes irregulares em áreas públicas.
No ano anterior, os números foram ainda mais alarmantes, 79 notificações para limpeza de áreas particulares e 11 multas por descumprimento, além de 44 notificações para limpeza de áreas públicas e 19 multas aplicadas a indivíduos que descartaram lixo irregularmente em locais públicos.
Sobre os casos de queima de contêineres, a Codeca informou, por meio de nota, que está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) para identificar e responsabilizar os autores desses atos de vandalismo. As investigações são realizadas com base nas imagens captadas pelas câmeras de segurança, que são analisadas no Centro Integrado de Operações (Ciop).
Quanto aos descartes irregulares de lixo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) destaca que muitas denúncias são recebidas por meio do serviço Alô Caxias, mas nem todos os casos resultam em notificações ou multas, pois cada situação é avaliada individualmente. A Semma também ressalta que parte das denúncias é encaminhada diretamente à Codeca para as devidas providências.
Além disso, uma mudança ocorre agora no município quanto aos contratos de gestão e fiscalização da Codeca, que antes eram de responsabilidade da Semma e passarão a ser realizados pela nova Secretaria de Gestão Urbana, que começará a operar oficialmente na próxima segunda-feira (10). Segundo o secretário Rodrigo Webber, a pasta pretende ampliar a fiscalização para que os vândalos sejam identificados e penalizados.
As multas por descarte irregular de lixo são previstas na legislação do município e têm como base o Valor de Referência Municipal (VRM), que atualmente é de R$ 46,80. A população pode denunciar casos de descarte irregular ou vandalismo de contêineres por meio do Alô Caxias, no telefone 156, ou diretamente à Guarda Municipal, pelo número 153.