Com o fim do verão no último dia 19 de março, também se encerrou em Caxias do Sul a Operação Verão Seguro 2025. A 18ª edição da ação, promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em parceria com a Guarda Municipal (GM) e com o apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), teve início em 6 de dezembro de 2024 e totalizou 946 abordagens em represas do município.
O número representa um aumento de 72,3% em relação à edição anterior, que registrou 549 abordagens. Durante os 104 dias da operação, a Guarda Municipal realizou 5.816 rondas e vistoriou 24 veículos nas áreas monitoradas. Além disso, três apreensões de material de pesca irregular foram efetuadas.
O diretor interino da Guarda Municipal, Ricardo Borges Maciel, destaca que a iniciativa busca conscientizar a população sobre os riscos do uso irregular das represas. Segundo ele, mesmo com as campanhas de prevenção, o número de abordagens ainda é expressivo.
Apesar do alto número de ocorrências, não foram registrados afogamentos nas áreas públicas monitoradas. O aumento das abordagens está diretamente relacionado à onda de calor que atingiu a cidade durante o verão.
A Operação Verão Seguro ocorre anualmente e tem como foco alertar sobre os perigos de nadar em represas, além de fiscalizar atividades proibidas nesses locais, como caça e pesca.