Após duas semanas de fortes chuvas, algumas regiões da cidade apresentaram áreas de risco de deslizamentos. Nesta sexta-feira (17), Caxias do Sul recebeu reforço de geotécnicos do Departamento de Recurso Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ). A equipe pretende atuar por duas semanas no apoio à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O grupo conta com 12 profissionais do DRM-RJ e teve base fixada em Bento Gonçalves. Desde o começo de maio, os servidores estão na serra para auxiliar no resgate e buscas das vítimas de enchentes e deslizamentos. O presidente do órgão fluminense, Luiz Magalhães, ressalta que os técnicos têm experiência em atuação na área serrana do Rio de Janeiro. O trabalho da equipe será em conjunto com a Semma.
Inicialmente, os servidores do Departamento do Rio de Janeiro percorreram a região de Galópolis e Vila Cristina. Nos últimos dias, integrantes do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também estiveram em Caxias do Sul para auxiliar as equipes da Prefeitura a avaliar as áreas afetadas pelas fortes chuvas.