Na manhã deste domingo (27), o Caxias do Sul Basquete venceu o Flabasquete por 78 a 76, Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, empatou a série em 1-1 e forçou o jogo quatro. Os comandados de Rodrigo Barbosa entraram buscando o resultado, foram melhores no garrafão e garantiram mais um jogo na série de playoffs.
O Caxias começou melhor no Rio de Janeiro, mostrou força e estratégia para terminar o primeiro quarto à frente dos mandantes por 16 a 9. Já no segundo período, o Flabasquete mostrou o porquê de ter o mando da série e conseguiu equilibrar a partida, 25 a 18 para os mandantes. No placar geral, a partida foi para o intervalo empatada em 34 a 34.
Na segunda metade do confronto o jogo seguiu equilibrado com ambos os times tendo chances de abrir alguma vantagem. Entretanto o Caxias conseguiu manter a estratégia e segurar os cariocas. Ao fim do terceiro tempo, o jogo estava empatado em 56 a 56. No período, ambos os times anotaram 22 pontos.
O Caxias saiu na frente no último quarto novamente com a liderança de Shamell. Melhor que o rival ofensivamente, a equipe de Caxias do Sul conseguiu manter o ritmo e foi decisiva dentro do garrafão. Nos últimos minutos do jogo, Alexey converteu dois pontos para o Flamengo e encostou em 72 a 73. Em seguida, o armador aproveitou o erro adversário e colocou a equipe na frente por 74 a 73. Ruan converteu mais dois para o Rubro-Negro, e o Caxias conseguiu lances livres importantes nos segundos finais, empatando em 76 a 76. Em um final emocionante, o Caxias venceu com uma bola de Shamell por 76 a 78.
Shamell, inclusive, foi o cestinha da partida com 25 pontos anotados. Destaque também para o Léo Craveiro que foi o maior reboteiro do confronto com nove reboques durante os quatro tempos.
Caxias do Sul Basquete e Flabasquete se enfrentam novamente pelo jogo três das oitavas de final na próxima terça-feira (29), às 21h. A partida será disputada novamente no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Independentemente do resultado desta próxima partida, Caxias do Sul irá receber mais um jogo de playoffs do NBB. No Novo Basquete Brasil, avança pra próxima fase o time que vencer três partidas primeiro.