Após uma sequência de jogos fora de casa, o Caxias do Sul Basquete enfrentou a forte equipe do Sesi Franca na noite desta segunda-feira e foi superado por 117 a 57, em partida realizada no interior paulista. Dominado desde os primeiros minutos, o time caxiense teve dificuldades para conter o ritmo intenso dos atuais campeões e agora volta suas atenções para os dois próximos confrontos em casa, buscando garantir vaga nos playoffs do NBB.
O Franca começou a partida impondo seu ritmo e abriu 5×0 logo nos primeiros minutos. O Caxias reagiu defensivamente e, aos 07:15, empatou o jogo em 5×5. No entanto, com o passar do quarto, a equipe caxiense cometeu alguns erros ofensivos e viu os adversários abrirem sete pontos de vantagem (16×9). Sem conseguir conter o forte ataque paulista, o Franca chegou aos 20 pontos com o placar ainda em dígitos simples para o Caxias, o que levou o técnico Rodrigo Barbosa a pedir tempo técnico aos 01:50. Após a parada, o Caxias conseguiu pontuar mais, mas seguiu sem conseguir frear o adversário, que fechou o quarto com uma bola de três no último segundo. Fim do primeiro quarto: 31×14.
No segundo quarto, o Franca manteve o ritmo intenso e, logo nos primeiros ataques, ampliou a vantagem para 23 pontos, com o placar em 37×14. Sem conseguir pontuar, o técnico Rodrigo Barbosa pediu tempo técnico aos 08:33. Mesmo após a parada, o Caxias seguiu enfrentando dificuldades ofensivas e passou mais de cinco minutos sem marcar, enquanto o Franca abriu 15×0 na parcial, chegando a 46×14 no placar geral. As bolas da equipe paulista continuavam caindo com facilidade, enquanto o Caxias não conseguia encaixar seu jogo. Apesar de uma leve recuperação ofensiva no fim do período, os donos da casa seguiram dominando. Fim do segundo quarto: 64×30.
Na volta do intervalo, o Franca abriu o placar do terceiro quarto com mais dois pontos. O Caxias mostrou uma leve melhora defensiva, mas não conseguiu transformar isso em pontos no ataque. A equipe até equilibrou parte do período, mas seguiu vendo os donos da casa ampliarem a vantagem. Com o placar em 03:17, o técnico Rodrigo Barbosa parou o jogo em busca de ajustes. Após a pausa, o domínio seguiu com o time paulista. Fim do terceiro quarto: 92×43.
O último quarto começou com Léo Cravero acertando uma bola de três para o Caxias. A equipe caxiense tentou manter a intensidade, mas o Franca seguiu no mesmo ritmo forte apresentado ao longo da partida e confirmou a vitória sem dificuldades. Fim de jogo: 117×57.
Mesmo com a derrota, o Caxias segue na 15ª colocação, com 33,3% de aproveitamento são 30 jogos, com 10 vitórias e 20 derrotas.
O Caxias do Sul Basquete se prepara para dois jogos importantes em casa, com foco total na busca por uma vaga nos playoffs do NBB. A equipe volta à quadra na quarta-feira, dia 9 de abril, às 20h, contra o Mogi Basquete. Na sequência, enfrenta o São José, na sexta-feira, dia 11, também às 20h. Ambos os confrontos serão disputados no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul.