Um furto inusitado surpreendeu a população de Caxias do Sul na tarde de terça-feira (7). Um castiçal centenário, de 1,5 metro e pesando 17 quilos, foi levado por um homem diretamente da Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, no centro da cidade. A peça, que fazia parte de um conjunto localizado ao redor do túmulo do bispo Dom José Baréa, foi retirada por volta das 13h30, logo após a missa do meio-dia.
Imagens do sistema de segurança da catedral flagraram o homem saindo pela porta principal, descendo as escadarias e seguindo em direção ao bairro Lurdes, carregando o objeto. A peça foi recuperada cerca de uma hora depois e comprada novamente pela Catedral onde havia sido vendida e cortada em aproximadamente 20 pedaços.
O padre e pároco da catedral, Volnei Vanassi utilizou as redes sociais para lamentar o ocorrido. Ele destacou o aumento dos furtos na região central da cidade e demonstrou esperança de que o castiçal possa ser reconstruído e reintegrado ao acervo da igreja. Como medida preventiva, todos os castiçais e objetos sacros móveis serão removidos e guardados na sacristia, sendo expostos apenas durante as missas. A administração da catedral também anunciou que está estudando medidas para reforçar a segurança, incluindo a possibilidade de fixar os castiçais ao solo.
A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar e um boletim foi registrado. A Polícia Civil investiga o caso.
Vídeos: Reproduções | Videomonitoramento