O Acadêmicos do Luizinho, evento gratuito que já se consolidou com uma tradição em Caxias do Sul, ocorre neste sábado, dia 22 de fevereiro. Realizado desde 2017, o evento já se tornou um dos carnavais mais queridos da cidade, conquistado o público ao misturar samba, alegria e um ambiente descontraído, bem em frente ao Bar do Luizinho.
A ideia de criar o evento surgiu após sugestões de clientes e como uma resposta ao cancelamento do desfile das escolas de samba no município. Um dos organizadores e sócio-proprietário do Bar do Luizinho, Leonardo Santos, explica que a proposta inicial foi oferecer uma alternativa para quem se sentiria órfão do carnaval raiz, com samba-enredo e o espírito das escolas de samba.
Neste ano, o Acadêmicos do Luizinho terá várias atrações, com destaque para o Grupo Samba Show, o Grupo Sem Razão, com samba e pagode, e o Grupo Virou Zoeira, de Porto Alegre. Além disso, uma homenagem especial será feita ao Clube Recreativo Gaúcho, para celebrar os 90 anos de história e sua contribuição ao carnaval local por meio da antiga escola de samba Protegidos da Princesa.
A expectativa é de que cerca de 8 mil pessoas compareçam ao evento, que acontece das 14h às 22h30 do dia 22, com a rua Jacob Luchesi sendo bloqueada já na madrugada de sábado, para garantir a segurança e o fluxo dos foliões. O Carnaval do Luizinho, neste ano, promete servir como a abertura das festividades em Caxias do Sul, oferecendo uma programação cheia de música, festa e muita animação para todas as idades e públicos.