Enquanto o novo Centro de Proteção Animal de Caxias do Sul aguarda a apresentação de um novo projeto, após o cancelamento da licitação anterior por falhas no orçamento e necessidade de ajustes no projeto arquitetônico o Canil Municipal passa por reformas pontuais. O espaço atualmente abriga cerca de 450 cães. As melhorias visam preparar o local para a chegada do inverno, funcionando como medida temporária de proteção aos animais até que o novo centro seja construído.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Ronaldo Boniatti, entre as intervenções realizadas está a troca dos telhados dos abrigos, já que algumas coberturas apresentavam vazamentos em dias de chuva, o que prejudicava o bem-estar dos cães. Além disso, ele destaca que uma reunião está marcada para a próxima terça-feira (15), na qual a empresa responsável pelas alterações no projeto anterior apresentará a nova proposta orçamentária.
Boniatti também destaca que a secretaria mantém um programa de adestramento com os cães disponíveis para adoção, por meio do projeto Reabilitar. Durante as reformas do canil, alguns animais foram retirados e estão no local onde ocorrem os adestramentos. A iniciativa busca facilitar o processo de adoção, entregando à população cães já adaptados, além de abrir espaço para novos resgates.
Outro ponto importante citado pelo secretário é a realização de um levantamento de protetores de animais no município. O objetivo é identificar casos em que animais castrados, com chip vinculado a ONGs ou protetores, voltam às ruas. Nessas situações, ocorre a busca para garantir que os responsáveis não sejam penalizados injustamente.
A empresa vencedora da licitação anterior havia orçado a construção do Centro de Proteção Animal em pouco mais de R$ 7,8 milhões. A expectativa é que o novo orçamento permaneça próximo desse valor, estimado em torno de R$ 8 milhões, a serem financiados por meio de um contrato com o Badesul. O novo centro será construído na rua Jayme Guilherme Muratore Filho, com acesso pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros. O terreno possui uma área total de 5,3 hectares e está localizado a cerca de 13 km do Centro de Caxias do Sul.