O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril, e para marcar essa data, a Câmara de Vereadores de do Sul promove um seminário especial, reunindo especialistas de diversas áreas e pais atípicos. O evento ocorre das 14h às 20h, no Plenário Nadyr Rossetti.
A iniciativa é organizada pela Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, com o apoio da Câmara Municipal. Segundo os organizadores, o seminário visa debater os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diversos contextos, como acesso a cuidados especializados, benefícios sociais, políticas de saúde, inclusão no mercado de trabalho, além de promover discussões e questionamentos importantes sobre o tema.

Entre os palestrantes está Flávio Dias, barbeiro especializado em cortes infantis e pai atípico. Flávio, pai de Ozias, um menino de 7 anos diagnosticado com TEA aos quase 3 anos, compartilha a experiência de vida e jornada profissional. Em entrevista, ele explicou que, após o nascimento do filho, a carreira tomou um novo rumo. Ao estudar mais sobre o espectro autista e se dedicar ao atendimento de crianças com TEA e doenças raras, ele adaptou seu negócio para atender a esse público de forma especializada. Atualmente, Flávio oferece um ambiente adaptado, com playground, sonorização e equipamentos de trabalho adaptados para atender famílias e crianças com necessidades especiais.

Outro destaque do seminário será a participação de Cláudia Comin, veterinária e instrutora de equitação, que vai abordar os benefícios da equoterapia para crianças com TEA. Ela destaca como essa prática, que estimula a linguagem, a socialização e os estímulos sensoriais, pode ser importante para o desenvolvimento desses pequenos.

Além desses palestrantes, o evento conta com a presença de diversos profissionais especializados. Estarão presentes a advogada e especialista nos direitos dos autistas e mãe atípica, Andréa Argenta Stefenon, a instrutora de primeiros socorros e especialista na Lei Lucas, além das psicólogas e neuropsicólogas Milena Antunes e Paola Rodriguez. Também estarão presentes profissionais especializados em ABA (Análise Comportamental Aplicada) e no acompanhamento de pessoas com TEA.