Na sessão ordinária desta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul aprovou a criação da Frente Parlamentar sobre a População em Situação de Rua. O requerimento 16/2025, proposto pela vereadora Andressa Marques/PCdoB, estabelece que o grupo parlamentar terá sua vigência até 31 de dezembro de 2028, a partir de sua instalação.
O requerimento recebeu apoio dos vereadores Aldonei Machado/PSDB, Calebe Garbin/PP, Claudio Libardi/PCdoB, Daiane Mello/PL, Edson da Rosa/Republicanos, Estela Balardin/PT, Hiago Morandi/PL, Pedro Rodrigues/PL, Rafael Bueno/PDT, Rose Frigeri/PT, Sandra Bonetto/NOVO, e Tenente Cristiano Becker/PRD.
A vereadora Andressa Marques/PCdoB explica que a Frente será instalada para o Poder Legislativo propor alternativas e cobrar do Poder Executivo, já que o problema das pessoas em situação de rua engloba diversas áreas, e não somente a assistência social.
Outros pontos destacados incluem o fortalecimento do acesso ao emprego e renda, garantia de direitos básicos como documentação e educação, além do tratamento do uso prejudicial de drogas como uma questão de saúde pública, através da promoção de equipes de Consultório na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços de saúde.