Após a repercussão de uma confusão na noite de sábado (22), na rua Jacob Luchesi, nas redes sociais o 12º Batalhão de Policia Militar (12° BPM) disponibilizou um nota à imprensa.
No texto, o Comando do 12° BPM descreveu que a intervenção teve a utilização de técnicas de menor potencial ofensivo. As técnicas visaram controlar distúrbios que aconteceram em locais fora do evento principal, devido a situações como de brigas generalizadas. Nesse sentido, a Brigada Militar foi acionada para intervir nas circunstâncias envolvendo populares para afastar tais ações. Porém, conforme o relato, o efetivo policial foi alvo de agressões, com arremesso de objetos (paus, pedras e garrafas de vidro), além de ofensas verbais que resultaram na prisão de um homem por desacato, desobediência e resistência.
As técnicas de contenção e dispersão utilizadas tiveram como objetivo cessar riscos a terceiros que estavam próximos dos locais de tumulto e resguardar a segurança dos policiais e dos demais participantes do evento principal, que não estavam envolvidos nas brigas. Por fim, a nota cita que, até o momento, além dos vídeos que circularam nas redes sociais, não chegou ao conhecimento do Comando do 12º BPM relatos sobre eventuais excessos e, caso sejam reportadas, serão devidamente apuradas, para verificação das circunstâncias.
Confira a nota na integra:
Em vista dos vídeos que estão circulando nas redes sociais, os quais mostram a intervenção Policial Militar na noite do último sábado (22/2) no Evento de Carnaval, na Rua Jacob Luchesi, em Caxias do Sul, o Comando do 12º BPM informa que a intervenção, com uso de técnicas de menor potencial ofensivo, ocorreu para o controle de distúrbios que se sucederam em locais adjacentes ao evento principal, em vista de situações que envolveram brigas generalizadas. A Brigada Militar acionada para intervir nas mencionadas desordens e brigas entre populares buscou dissuadir as ações delituosas através da presença e da orientação de partes, porém o efetivo policial acabou sendo alvo de agressões, com arremesso de objetos (paus, pedras e garrafas de vidro), além de ofensas verbais que redundaram na prisão de um homem por desacato, desobediência e resistência. As técnicas de contenção e dispersão utilizadas tiveram como único objetivo cessar riscos a terceiros que estavam próximos dos locais de tumulto e resguardar a segurança dos policiais e dos demais participantes do evento principal que não estavam envolvidos nas brigas. Até o momento, além dos vídeos que circularam nas redes sociais, não chegou ao conhecimento do Comando do 12º BPM relatos de partes interessadas sobre eventuais excessos e, caso sejam tais situações reportadas, serão devidamente apuradas, para verificação de suas circunstâncias.
A Brigada Militar reafirma o seu compromisso com a ordem pública e a segurança de todos.