Com pouco mais de uma semana faltando para o segundo turno das eleições municipais de 2024, a preparação das urnas eletrônicas já iniciou em um processo semelhante ao do primeiro turno. O processo de preparação iniciou na terça-feira (15) com a geração de mídia, ou seja, inserção dos candidatos elegíveis neste turno. Já nesta sexta (18) foi feita uma auditoria, que consiste em uma simulação de votos para observar o funcionamento do equipamento.
O Chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, explica que os dados dos eleitores em cada equipamento seguem cadastrados. A auditoria foi feita com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Eleitoral. Borowski detalha os últimos procedimentos para a votação de segundo turno.
O segundo turno em Caxias do Sul acontece para a escolha do futuro prefeito da cidade. Das 8h às 17h do dia 27 a população pode se dirigir aos respectivos locais de votação para exercer o direito de votar. A expectativa é de que o índice de abstenções neste segundo turno tenha redução.