A semana do Legislativo caxiense começa com discussões importantes sobre os pedágios presentes na Serra Gaúcha. Nesta segunda-feira (31), uma audiência pública está agendada para discutir o pedágio e o sistema Free Flow. O encontro, aberto à população, será realizado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Alexandre Bortoluz (PP).
No último dia 25 de março, durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, os vereadores aprovaram, por unanimidade, uma moção de repúdio contra o sistema de pedágio eletrônico. A moção criticava a concessão atual e se posicionava contra a implantação de um segundo bloco.
O chamado bloco 2 inclui 32 municípios gaúchos da região Norte e do Vale do Taquari, com um total de 414,91 quilômetros de extensão e contemplando sete estradas (ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470). O edital, previsto para ser lançado em abril, prevê a criação de 24 praças de pedágio nessas sete rodovias, com valores que vão de R$ 5,29, o mais caro, a R$ 2,08, o mais barato.
Segundo o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, Alexandre Bortoluz (PP), a intenção da audiência pública é justamente convidar as autoridades para um debate após inúmeras reclamações da população de toda a região. Ele salienta que alguns deputados estaduais e até mesmo federais devem estar presentes no encontro. Segundo Bortoluz, o valor do pedágio é exorbitante, especialmente quando comparado a outros estados, onde as condições das rodovias pedagiadas apresentam melhor infraestrutura do que as da Serra e possuem valores inferiores.
Ainda conforme o vereador, alguns entendem que há uma bitributação por parte do governo do Estado, já que os condutores realizam o pagamento anual do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No entanto, ele salienta que o posicionamento da Comissão não é contra o pedágio, mas contra o valor elevado.
O encontro é aberto ao público e será realizado no plenário da Casa, às 19h30. Haverá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da NET), no site institucional www.camaracaxias.rs.gov.br e nas redes sociais do Parlamento.