As celebrações dos 190 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) têm início nesta terça-feira (22). A data oficial de instalação da AL é 20 de abril de 1835. No entanto, diversas atividades serão realizadas ao longo do ano em comemoração ao marco histórico. O primeiro ato acontece no Plenário 20 de Setembro, com solenidades alusivas à data.
Durante a sessão solene, as bancadas poderão utilizar a tribuna do plenário para pronunciamentos sobre a importância histórica da Assembleia. A cerimônia contará ainda com a presença dos chefes dos Poderes e da Banda de Música da Brigada Militar. O protocolo tem início previsto para as 14h.
O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), destaca a trajetória do parlamento gaúcho, que teve papel direto em acontecimentos marcantes do Rio Grande do Sul, como a Revolução Farroupilha.
Ao final da sessão desta terça-feira, será realizada uma encenação com a leitura dramática de trechos do livro “Os Varões Assinalados”, de Tabajara Ruas, relembrando a figura de Bento Gonçalves como um dos 28 deputados provinciais. Na sequência, será descerrada uma placa em homenagem aos primeiros 28 parlamentares gaúchos da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.