A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) aprovou, com expressivo apoio dos parlamentares, a formação de uma Comissão Especial destinada a avaliar os impactos do Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia no setor produtivo do estado. A proposta é do deputado estadual caxiense Prof. Claudio Branchieri (PODE), que defende a importância de uma abordagem técnica e estratégica para entender as possíveis consequências do tratado na economia regional.
Branchieri afirmou que é o maior acordo de livre comércio do século XXI, e que pode impactar todas as cadeias produtivas do Rio Grande do Sul.
Com um prazo de funcionamento de 120 dias, a comissão terá como principal objetivo proporcionar um espaço de diálogo qualificado com representantes dos diferentes setores econômicos do estado. A meta é avaliar tanto os potenciais benefícios quanto os possíveis riscos, além de desenvolver políticas públicas que ofereçam proteção aos segmentos mais vulneráveis.
O requerimento para a criação da comissão recebeu o apoio de 13 das 15 bancadas da Casa, apenas PT e PCdoB decidiram não apoiar a iniciativa.