Na última sexta-feira (25), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) iniciou uma série de ações emergenciais na região do Canyon para reparar os danos causados pelo temporal ocorrido na quinta-feira. O acumulado de 40 mm de chuva em 30 minutos causou o entupimento de canalizações, resultado do acúmulo de lixo levado pela água.
As intervenções têm como objetivo mitigar os impactos à comunidade e prevenir novos problemas em períodos chuvosos. Entre as medidas adotadas estão a reconstrução de tubulações avariadas, com a ampliação do diâmetro dos tubos, permitindo maior vazão das águas pluviais, e a limpeza do córrego que atravessa a área, passando por detrás das residências localizadas na Rua da Felicidade.
A limpeza do canal é uma obra de relativa dificuldade devido ao acesso limitado ao córrego. O local é estreito, dificultando o trabalho de limpeza das máquinas. Apesar das dificuldades, os serviços avançaram ao longo do final de semana. O objetivo da secretaria é realizar uma limpeza completa do córrego, garantindo maior vazão e evitando transtornos para a população durante fortes chuvas.
Além disso, foi realizada a remoção de um grande volume de detritos como madeiras, troncos de árvores, tecidos, garrafas e outros resíduos plásticos nas caixas de conexão. Com a conclusão dessas ações, a SMOSP espera minimizar futuros problemas de drenagem na região, aumentando a segurança e o bem-estar dos moradores.