Um ambulatório de Serviço Especializado no Processo Transexualizador, será inaugurado no dia 12 de abril. O novo Centro Especializado de Saúde (CES), será destinado para homens e mulheres transgênero e travestis. O objetivo é proporcionar o acesso ao tratamento seguro de hormonioterapia, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a Prefeitura, a criação do ambulatório é uma das metas previstas no Plano Municipal de Saúde, pois foi elencado como uma das demandas dos participantes da Conferência Municipal. Esse modelo de serviço busca atender de forma integral, orientando também, em suas necessidades de saúde física, mental e social. A Gerente do Serviço Municipal de Infectologia, Grasiela Cemin, explica como será o encaminhamento das consultas.
O serviço do ambulatório terá a oferta de acolhimento, consulta psicológica e de enfermagem, avaliação e acompanhamento médico, consulta farmacêutica, encaminhamento para exames, aplicação e dispensação de hormônios. Além disso, contará com equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, psicólogos, assistente social e farmacêutico. O público-alvo são pessoas de 18 anos ou mais residentes de Caxias do Sul.
Todos os profissionais de saúde atuantes no serviço são vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O ambulatório ocupa estrutura preexistente no CES. A aquisição de medicamentos, conforme protocolo de hormonização, teve o custo R$1,5 milhão, através de emenda parlamentar. A criação do ambulatório teve apoio de promotores de saúde LGBTQIA+, ativistas e representantes da sociedade civil.