Além do café, os brasileiros começam a sentir no bolso o aumento no preço de outro item essencial, o ovo. O motivo principal é a crise aviária nos Estados Unidos, que levou ao abate de milhares de aves, o que provoca a escassez e aumento nos preços para os norte-americanos. Com a alta demanda, cargas estão sendo roubadas, e dúzias de ovos chegam a ser vendidas por até U$15 dólares, o equivalente a aproximadamente R$90,00.
Segundo o presidente-executivo da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos, diversos fatores, além da crise aviária nos EUA, influenciam a alta dos preços no território gaúcho. O primeiro impacto veio com as enchentes que atingiram o Estado, afetando áreas produtoras, a logística e estabelecimentos do setor avícola, resultando em prejuízos com equipamentos danificados e redução da produção.
Em julho, um caso sanitário de doença de Newcastle foi detectado em um plantel de um aviário no Vale do Taquari. A enfermidade exigiu a aplicação de protocolos de defesa sanitária, afetando temporariamente a produção. Na sequência, o agravamento dos casos de influenza aviária nos Estados Unidos, fez com que países tradicionalmente abastecidos pelos norte-americanos buscassem o Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul, como alternativa para suprir a demanda por proteína.
Santos também destaca que as altas temperaturas registradas recentemente impactam o ciclo produtivo das aves, reduzindo a oferta. A combinação desses fatores, aliada ao aumento da demanda externa, tem gerado a elevação dos preços para os consumidores.
Apesar dos impactos e da alta nos preços, o presidente-executivo garante que não há risco de desabastecimento. Segundo ele, o setor deve se ajustar para manter a produção e atender à demanda interna.
Os efeitos já refletem no crescimento das exportações, com aumento de 20% a 22% para países como África e Oriente Médio. Além disso, o Rio Grande do Sul aguarda a possibilidade de exportar para o mercado norte-americano. A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) estima uma elevação de cerca de 30% no preço dos ovos para o consumidor final.
1 comentário
Café, ovos… com o aumento do dólar e da demanda no exterior, quem sofre é o povo brasileiro. Bom, aliás, muito bom para quem exporta.