Durante a missão acadêmica da UCS na Itália, no mês de outubro, houve o aprofundamento das tratativas para o lançamento do álbum no país. A intermediação das agendas na Itália teve o auxilio do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, permitindo trocas com órgãos como o Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores, em Roma, e as universidades de Turim, Padova e Gênova, que devem sediar eventos de lançamento do álbum.
O Álbum dos 150 Anos da imigração, que será publicado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), terá cerca de 600 páginas e versões em português e italiano. O projeto é organizado pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, a pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, o diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade, Anthony Beux Tessari, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Roberto Radünz. Gelson destaca a oportunidade de evidenciar a internacionalização da pesquisa da UCS através do projeto.
Os capítulos e seções, ilustradas com fotos e documentos históricos, têm a contribuição de mais de 40 pesquisadores brasileiros e italianos, abordando temas como colonização, política e imprensa, economia, educação, religiosidade e cultura. A publicação sobre o fenômeno imigratório no Estado está prevista para o decorrer de 2025, ainda sem data marcada.
Dedicada à pesquisa sobre a imigração italiana desde os anos 70, década em que foi idealizado o Instituto da Memória, a Universidade constituiu boa parte de seu acervo histórico com fontes que referenciam ao fenômeno imigratório no Rio Grande do Sul. A UCS possui em seu acervo as três publicações antecessoras sobre o tema, lançadas em 1925, 1950 e 1975.