Neste domingo, primeiro de dezembro, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a Aids. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrada desde 1988 no Brasil. Essa data dá início ao dezembro vermelho, que visa conscientizar a população sobre o vírus HIV.
A infectologista Andrea Leite Dal Bó explica que em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde realiza testagens para prevenir a Aids, pois, quanto mais precocemente o paciente for diagnosticado com o vírus HIV caso seja portador, pode evitar que o vírus desenvolva a doença.
Para a médica infectologista da Unimed Serra Gaúcha e membro da diretoria da Sociedade Gaúcha de Infectologia, Viviane Raquel Buffon, ainda é difícil pensar em uma sociedade livre de preconceito com os portadores de HIV, e que campanhas como o dezembro vermelho ajudam as pessoas a terem melhor conhecimento sobre o vírus.
Até hoje, o Primeiro de Dezembro é marcado em todo o mundo como a data para o combate ao preconceito e ao estigma em torno da doença. Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra a AIDS.