Caxias do Sul se prepara para uma intensa agenda cultural nas próximas semanas, com eventos que contemplam música, artes visuais, literatura, dança e humor. Inclusive, nesta quinta-feira (24), acontece o lançamento de um novo espaço aqui na Serra Gaúcha, a Juistreet que é referência nacional no segmento de juice bars e no estilo de vida wellness que une saúde, esporte e bem-estar. A cidade foi escolhida para marcar a entrada da rede em
solo gaúcho como parte de seu plano de expansão nacional.
No campo da música, o Coro Municipal de Caxias do Sul abre a temporada 2025 com o concerto gratuito “Coro Canta: Brasilidades”, no dia 27 de abril, às 14h30, no Salão de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Com regência de Artur Stockmans Teixeira, o repertório homenageia grandes nomes da música brasileira e traz momentos didáticos sobre canto coral.
Também no universo musical, a escritora Alessandra Rech e o músico Gabriel Gravas lançaram o EP “A Insônia dos Sabiás”, já disponível nas principais plataformas de streaming. Inspiradas em livro homônimo, as faixas abordam temas como ecologia e neurodiversidade. O projeto inclui apresentações em escolas públicas da cidade.
A cidade ainda recebe a exposição inédita “Depois da Pressão”, do artista urbano STANG, a partir de 26 de abril na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Com cerca de 40 obras criadas durante sua internação, a mostra reflete sobre saúde mental, depressão e a vida urbana, com visitas presenciais e online até 18 de maio.
A Semana da Dança 2025 ocorre de 25 de abril a 4 de maio, com espetáculos, oficinas e encontros gratuitos em diversos espaços culturais. A programação destaca artistas locais e homenageia o Dia Internacional da Dança com atrações como os espetáculos “Aféfé Sisé” e “CorpoSamba”, e uma oficina de danças afro com Luziana Oliveira.
A literatura ganha destaque com o II Festival do Leitor Quindim, no Shopping Villagio Caxias, até o dia 4 de maio. O evento gratuito reúne mais de 60 artistas e presta homenagem a Ziraldo, Marina Colasanti e José Clemente Pozenato, além de lançar o 1º Prêmio Catavento de Literatura para a Infância.
E no dia 17 de maio, o jantar beneficente Divino Peixe reúne 13 cozinhas no Tulipa Restaurante, com pratos à base de peixes e frutos do mar e show da Banda Abertura. Os ingressos custam R$ 230 e a renda será destinada ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.
Exposição “Natureza Tecida” na Casa Anselmi. A partir de 28 de abril, a Casa Anselmi, em Farroupilha, recebe a exposição “Natureza Tecida” de Sandra Anselmi, parte do Projeto Portas para a Arte da Bienal do Mercosul. A instalação usa fios e tramas para conectar o contemporâneo ao antigo, espalhando-se pela casa de 1934 com elementos naturais como cogumelos gigantes. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas: aos finais de semana, das 10h às 17h, e em grupos durante a semana.
O espetáculo “Cantando eu mando a tristeza embora” ocorrerá no dia 27 de abril, às 19h, no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura. Formado a partir do desejo de um grupo de mulheres em desenvolver um trabalho só com vozes femininas e sem a tradicional “regência”, o Vocal Sem Batuta comemora 30 anos de existência em Caxias do Sul.
A Festa Colonial da Uva (Fecouva) e a Festa do Moranguinho já têm nova edição confirmada para fevereiro de 2026, no distrito de Otávio Rocha (Flores da Cunha/RS), celebrando os 60 anos da Fecouva e da Igreja Matriz. A programação ocorrerá em dois finais de semana: 20 a 22 de fevereiro e 27 de fevereiro a 1º de março, com shows, feira, gastronomia e exposições. Estão abertas as inscrições para o novo trio de soberanas, até 30 de maio, com escolha marcada para 13 de setembro. Também foi lançado um concurso para identidade visual da festa, com inscrições até 5 de maio e premiação de R$ 2 mil.
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresentará no dia 27 de abril, às 18h, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, como parte da série de concertos em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana no RS. O evento, gratuito, sugere a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Os ingressos podem ser retirados presencialmente ou online a partir de 22 de abril. O concerto, intitulado “Voci di Vivaldi”, será regido por Diego Schuck Biasibetti e contará com a Orquestra, o Coro Sinfônico da OSPA e cinco solistas. A apresentação é uma homenagem à cultura italiana e ao legado de Vivaldi.
Caxias do Sul mostra, mais uma vez, sua força na produção e valorização cultural, com atividades acessíveis, diversas e que promovem o encontro entre arte, comunidade e transformação social.