A declaração é da presidente Silvana Piroli. Durante entrevista à Rádio Caxias, nesta terça-feira (12), a dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserv) avaliou a nota de esclarecimento emitida pela administração pública de Caxias. No documento, o Executivo alega impedimentos legais e orçamentários para corrigir as distorções da Lei 409 e conceder uma reposição salarial de 5% à categoria.
Na opinião de Silvana, a proposta apresentada pelo governo municipal deixa claro que o servidor não é prioridade para o Executivo. Isso porque, conforme a sindicalista, o Município tem um alto número de funcionários terceirizados, aos quais concede reajuste acima da inflação, em detrimento do salário dos servidores efetivos e concursados. Situação que impacta negativamente a folha de pagamento e impede que o reajuste salarial de servidores seja viabilizado. Para Silvana, isso demonstra um desrespeito à categoria.
Outro questionamento é sobre a reposição salarial do IPCA proposta para maio e julho. Silvana diz que não ficou definido se os percentuais seriam incorporados ou descontados do reajuste anual da categoria. Diante da resposta do Executivo, o sindicato marcou uma assembleia geral, no dia 19 de março.
Silvana Piroli ainda destacou a precarização do serviço público, tem em vista a terceirização de vários setores, tornando os serviços cada vez mais precarizados, ante a falta de investimentos no capital humano, uma vez que o Executivo, seguidamente, se coloca contra o reajuste salarial de servidores. Ela ainda questiona os motivos desta recusa e que seriam infundados, uma vez que a inflação nacional não deve ultrapassar os 4,5% e o governo municipal se recusa a realizar um reajuste salarial abaixo inflação, ou seja, de até 5%.
Na contraproposta, o Executivo anda propôs pagar 30 licenças-prêmio por mês. O ressarcimento do benefício está suspenso desde 2020, durante a pandemia da Covid-19. Por causa da Lei Eleitoral, reajustes salariais de servidores públicos só podem ser definidos, no máximo, até 05 de abril.