O Centro Regional de Referência (CRR23) em transtorno do espectro autista (TEA) vai lançar nesta quarta-feira (30), a partir das 14h, duas novas cartilhas do programa TEAcolhe.
As cartilhas são materiais educativos e informativos que têm como objetivo conscientizar a população sobre o autismo de uma forma mais prática e didática. O psicólogo do CRR23, Alisson Rozo, explica como surgiu essa ideia e projeta o retorno que os materiais podem trazer.
Dois livretos serão lançados na próxima quarta-feira. O primeiro chama-se “Irmão de Autista”, que orienta os pais no manejo com os filhos, destinado a explicar o autismo para os irmãos e ajudar a família a lidar com essa condição. O segundo tem como nome “A melhor idade para conhecer o autismo”, e é voltado para o público idoso. As cartilhas reúnem profissionais com anos de experiência teórica e prática no atendimento de pessoas com autismo e também referências bibliográficas sobre o tema.
O evento será no Centro de Convivência do Complexo Virvi Ramos, na Rua Alexandre Fleming, 454, e terá a presença da Secretária Estadual da Saúde, Anita Bergmann, além de representantes de entidades, associações de autismo e autoridades da região. Os livretos serão disponibilizados para serviços de apoio ao tema, como APAES, CAPS, associações de autismo e outros cinco municípios atendidos pelo CRR23, Canela, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café. Além disso, os materiais poderão ser acessados gratuitamente por qualquer pessoa,(através do site www.virviramos.com.br).