A regularização do título de eleitor para quem não votou nem justificou nas últimas três eleições, o segundo turno de 2022 e o primeiro e segundo turnos de 2024, se encerra em 19 de maio. Apesar da recomendação da Justiça Eleitoral para que o procedimento seja feito com antecedência, em Caxias do Sul, 16.807 eleitores ainda precisam quitar a multa e regularizar o documento para evitar o cancelamento do título. O edital, publicado em março, listava 17.136 eleitores com irregularidades. Até esta terça-feira (22), apenas 329 pessoas 1,92% do total haviam procurado a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, os eleitores devem ficar atentos ao prazo e quitar a multa para evitar o cancelamento do título. A perda do documento pode gerar diversas restrições, como impedimentos para tirar passaporte, fazer um novo RG, participar de concursos públicos, tomar posse em cargos, ou até receber salário no caso de servidores públicos. Borowski ainda lembra que no ano que vem haverá novas eleições, e quem estiver com o título cancelado não poderá votar.
A regularização não exige atendimento presencial. A consulta da situação eleitoral pode ser feita online, pelo site da Justiça Eleitoral (JE Digital), pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou por meio do aplicativo e-Título. Para verificar a situação, basta selecionar a opção 7, “Consultar situação eleitoral”, e informar o número do CPF ou do título de eleitor. O sistema indicará se a situação está “regular” ou “cancelável”.
Se for necessário comparecer presencialmente, o atendimento na Central de Atendimento ao Eleitor de Caxias do Sul ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Saiba como regularizar o título cancelado
Acesse https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais
Clique em Serviços Eleitorais e em seguida ” Autoatendimento eleitoral”
Clique em “Tiítulo Eleitoral”
Em caso do título cancelado, vá até a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Preencha o formulário e envie os documentos solicitados.
Anote o número de protocolo e acompanhe o andamento também pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Acompanhe uma solicitação”.