A iniciativa é fruto do termo de cooperação Arborização + Segura, firmado entre a Rio Grande Energia (RGE) e a Prefeitura de Caxias do Sul ainda em julho do ano passado. Ao todo, mil mudas foram plantadas no Ecoparque. O objetivo é substituir árvores que representem risco à segurança da população, seja por comprometimento estrutural ou por interferirem nas estruturas urbanas, por espécies adequadas.
O Ecoparque foi escolhido como local da primeira etapa do programa, após um levantamento técnico realizado pela RGE. A empresa elaborou um inventário, que foi apresentado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O documento indicou os locais ideais para o plantio e passou por uma análise técnica da prefeitura, com base no Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).
O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Boniatti, destaca que as adequações propostas devem trazer melhorias significativas para a cidade. Segundo ele, o processo de substituição teve início ainda no ano passado, antes mesmo da efetiva implantação do programa, como forma de adiantar a readequação da arborização urbana. Ele acrescenta que, com o avanço das tratativas, a Secretaria de Gestão Urbana responsável pelas podas também passará a integrar as ações.
Na nova fase do programa, prevista para começar em aproximadamente dois meses, serão substituídas cerca de 250 árvores. Boniatti reforça que a comunicação com a comunidade será intensificada durante esse processo, para garantir o entendimento das etapas e da importância das intervenções.
A compensação ambiental seguirá critérios técnicos: para cada árvore exótica removida, será plantada uma nativa; e para cada árvore nativa suprimida, serão plantadas cinco nativas. A prioridade será o plantio de espécies de pequeno porte, que não causem impactos à rede elétrica.