Um dos espaços mais tradicionais de Caxias do Sul, o Parque dos Macaquinhos, se prepara para receber a nova sede da Biblioteca Parque Largo da Estação. O acervo será transferido para o antigo quiosque do parque, que atualmente passa por reformas para receber a estrutura. Ao todo, 6.693 exemplares, distribuídos em 5.123 títulos de literatura infantojuvenil, devem compor o novo espaço. Além da mudança física, o projeto prevê a possível integração da biblioteca com uma cafeteria, ideia que está em análise pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
As melhorias no quiosque incluem reparos elétricos e nova pintura. A secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, destaca que a iniciativa busca unir cultura e lazer em um mesmo ambiente. Ela salienta que o parque, já muito utilizado pela comunidade para diferentes atividades, agora também será um espaço de contemplação da leitura. A previsão é de que a nova biblioteca seja entregue em aproximadamente 45 dias.
A Biblioteca Parque foi criada em 2007 como Biblioteca da Estação, originalmente localizada no prédio da antiga Estação. Ao longo dos anos, passou por diferentes espaços, como a Casa das Locomotivas, onde, em 2013, passou a se chamar Biblioteca Parque Largo da Estação. Atualmente inativa, a estrutura também passou, em março deste ano, a ser ocupada pela Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico.