A instalação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha voltou a ser tema de debate nesta quarta-feira (9). A preocupação com o transporte intermunicipal para os estudantes, já destacada recentemente pela reitora, Marcia Barbosa, em entrevista à Rádio Caxias, motivou uma reunião entre representantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) com representantes da universidade, realizada na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves.
Durante a reunião, a Amesne entregou uma moção em nome das prefeituras da região, manifestando apoio à instalação da universidade. O ex-presidente da Amesne e prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris, destaca a disposição dos municípios em viabilizar transporte para os estudantes que ingressarem na UFRGS da Serra Gaúcha. Ele também ressalta a importância da definição dos cursos que serão oferecidos, com o objetivo de trazer novas possibilidades acadêmicas à região. Além disso, o pedido para que os municípios incentivem estudantes a se prepararem para essa oportunidade.
A professora e representante da comissão de estudos responsável pela implantação da UFRGS na Serra, Maria Beatriz Luce, também participou do encontro. Primeira reitora do campus do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), ela destaca o apoio recebido dos prefeitos, especialmente em relação ao transporte apontado como o principal desafio logístico do projeto.
Na última segunda-feira (7), a vereadora Rose Frigeri (PT), que preside a frente parlamentar em defesa da UFRGS na Câmara Municipal de Caxias do Sul, se reuniu com a reitora Marcia Barbosa para tratar do tema. Outro ponto discutido foi uma possível parceria com o Hospital Virvi Ramos. Na ocasião, a diretora da instituição, Cleciane Doncatto Simsen, colocou a estrutura do hospital à disposição para o desenvolvimento de cursos na área da saúde. Segundo Rose, em encontro anterior, já havia a garantia do fornecimento de transporte para os estudantes, caso o campus seja instalado, pelo município de Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico esteve presente na reunião.
Embora a reunião da Amesne já estivesse prevista, a inclusão da pauta da UFRGS ocorreu a pedido da deputada federal Denise Pessôa (PT) e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Pepe Vargas (PT). A reitora Marcia Barbosa estará presente dia 29 de abril em uma reunião na Câmara de Vereadores de Farroupilha.
Durante o encontro, também foi anunciada a nova diretoria da Amesne. O prefeito de Garibaldi, Sergio Chesini, assumiu como presidente. A nova composição tem ainda Nelton Conte (Fagundes Varela) como 1º vice-presidente; Danilo Salvalaggio (São Jorge), 2º vice-presidente; Cesar Ulian (Flores da Cunha), 1º secretário; Itamar Girardi (Protásio Alves), 2º secretário; e Roberto Dalle Molle (Antônio Prado), como tesoureiro.