Uma das datas mais esperadas pelo comércio, trazendo a expectativa de que os consumidores aumentem seus gastos em presentes de Páscoa em média de 12,6% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias). Assim, cada cliente deve gastar cerca de R$ 239,31 em suas compras. Segundo a pesquisa, 64,8% dos entrevistados demonstraram intenção de elevar seus gastos neste período, com uma média de três presentes por pessoa.
Os dados da pesquisa indicam que 51,7% dos participantes estão planejando ir às compras, enquanto 39,2% não pretendem fazer isso e 9,1% ainda estão indecisos. Entre os principais motivos para a diminuição dos gastos, destacam-se a priorização de outras despesas (37,1%), a falta de celebração da data (30%) e a inexistência de destinatários para os presentes (24,9%). Além desses, 6,1% dos entrevistados mencionaram estar sem dinheiro ou crédito disponível.
Dos que pretendem aumentar seus gastos, 58,2% justificam essa escolha pelo aumento nos preços, enquanto 26,1% buscam oferecer presentes de melhor qualidade. Outros 10,7% planejam comprar uma quantidade maior de presentes e 4,4% desejam agradar um número maior de pessoas.
Quando se trata das preferências de presentes, 90,3% dos entrevistados já decidiram o que irão comprar. Entre os participantes da pesquisa realizada pela CDL Caxias, 90,1% optarão por chocolates, enquanto 4,2% escolherão brinquedos, 4,1% por roupas ou calçados e 1,3% por dinheiro ou vale-presente. No segmento de chocolates, 41,5% afirmaram que escolherão ovos, 22,6% optaram por bombons, 14,4% por barras de chocolate, 12,8% por cestas e 6,5% por coelhos de chocolate.