A agressão sofrida por uma professora de inglês, na Escola Municipal João de Zorzi no bairro Fátima baixo, em Caxias do Sul, gerou uma onda de solidariedade e mobilização na cidade. O incidente, ocorrido na tarde de terça-feira (1º), deixou a educadora com ferimentos que a levaram a internação num hospital da cidade depois do recebimento de facadas e da agressão por parte de dois alunos.
Em entrevista à Rádio Caxias, nesta quarta-feira (02), a secretária municipal da Educação, Marta Fattori, expressou tristeza e solidariedade, destacando o apoio imediato dado à professora. Segundo a secretária, a professora de inglês foi agredida enquanto dava aula, mas, felizmente, não corre risco de vida, embora esteja emocionalmente abalada. Fattorirelatou que, embora ainda não tenha conversado diretamente com a educadora, a família está recebendo todo o suporte necessário.
A secretária da Educação disse em entrevista que, em resposta ao incidente, a pasta está intensificando o apoio psicológico aos professores da escola afetada, com o apoio das equipes psicossociais das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) e da Prefeitura Municipal. Além disso, ela relatou que a Patrulha Escolar e a Guarda Municipal já realizavam rondas diárias, mas que novas medidas de segurança serão adotadas para reforçar a proteção nas instituições de ensino.
Fottori também destacou a importância de fortalecer o trabalho com as famílias, com o objetivo de prevenir episódios de violência. Neste sentido, a Secretaria de Educação está projetando o Programa Escola de Pais, que visa orientar e apoiar as famílias em questões relacionadas ao comportamento dos alunos. A mobilização envolve diversas secretarias, incluindo Saúde, Segurança e Assistência Social, para garantir que ações eficazes sejam implementadas com urgência. A secretária concluiu enfatizando o compromisso da administração municipal em proteger os educadores e combater a violência nas escolas.
O caso continua sendo investigado pela Polícia Civil.