Pacientes que possuem deficiência e são atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caxias do Sul têm enfrentado dificuldades com o transporte especial da Viação Santa Tereza (Visate). O sistema de Transporte Porta a Porta, responsável por levar os pacientes até a instituição e trazê-los de volta para casa, tem apresentado atrasos significativos.
Segundo relatos, o sistema criado para facilitar o atendimento e que passou a operar pelo aplicativo “Optai”, não tem funcionado corretamente nos últimos dias, resultando em esperas que podem chegar a mais de duas horas. Além disso, usuários relatam que o sistema tem enviado motoristas para locais sem passageiros fixos, causando transtornos para pessoas com deficiência (PCDs).
A dona de casa Lurdes Flores, mãe de Adriana, de 24 anos, que possui autismo e paralisia cerebral e recebe atendimentos na APAE, afirma que as demoras se tornaram frequentes desde a implementação do aplicativo.
Na tarde de sexta-feira (28), três mães representando as famílias afetadas estiveram na Secretaria Municipal do Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Elas foram recebidas pelo secretário Elisandro Fiuza e pelo departamento de engenharia, que apresentou o funcionamento do aplicativo.
Em nota à Rádio Caxias, a secretaria informou que o setor de acessibilidade realiza reuniões periódicas e que os problemas identificados estão relacionados à recente implementação do aplicativo, que ainda está em fase de atualização desde o lançamento em 19 de março. A SMTTM identificou erros no cadastramento dos usuários e anunciou que, na próxima semana, juntamente com a Visate fará uma nova atualização dos cadastros por telefone, entrando em contato diretamente com cada família.
O cadastro deve estar em nome do usuário e não do representante legal ou do acompanhante. Além disso, é necessário o preenchimento do Termo de Uso do Serviço, que estabelece diretrizes e regras de utilização. O documento inclui orientações sobre a chegada do motorista ao endereço requisitado e o que fazer em caso de o usuário não estiver. Nestes casos, o motorista telefonará para o número cadastrado no sistema. Não havendo sucesso na tentativa do contato, o ônibus esperará no endereço por cinco minutos e, caso o usuário não apareça, ele seguirá para os demais endereços. A medida objetiva a evitar atrasos nos demais atendimentos, bem como eventuais desistências que não tenham sido informadas à concessionária ou à SMTTM.