Em tarde histórica para o futebol feminino gaúcho, o Juventude recebeu o América MG, na Montanha dos Vinhedos, em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. Este foi o primeiro jogo da história da equipe feminina do Ju na elite do futebol brasileiro. Kamile Loirão abriu o placar para as Esmeraldas e a Gadú empatou a partida para as Spartanas.
O primeiro tempo foi truncado. Ambas as equipes tiveram chances de abrir o placar em Bento Gonçalves. O time mineiro teve mais volume de jogo na primeira etapa. As esmeraldas tiveram duas boas chegadas para finalizar à gol mas faltou efetividade no ultimo toque na bola pelas meninas. A oportunidade mais clara de mudar o marcador veio com a Pissaia que finalizou e a bola passou perto da trave após boa jogada das gurias do Ju.
O técnico das Esmeraldas, Luciano Brandalise, modificou o time no intervalo colocando a Jaielly na vaga da Pissaia. A mudança surtiu efeito e as gurias do Ju tiveram boas chances de abrir o placar no jogo mas não houve o capricho na hora de finalizar. Aos 13 minutos, num bate e rebate dentro da grande área, a bola sobrou para a centroavante Kamile Loirão que chutou e marcou o gol histórico para as Esmeraldas. O gol da Loirão foi o primeiro do Juventude na elite do futebol feminino.
Logo após o gol da centroavante do alviverde gaúcho, a arbitra da partida marcou um pênalti para o América Mineiro, o time do Juventude reclamou da marcação, Gadú pegou a bola, fez boa cobrança e empatou a partida. Nos desdobramentos do segundo tempo, as Esmeraldas tiveram mais domínio da posse de bola e conseguiram boas oportunidades de voltarem à frente no marcador.
No finzinho da partida, aos 49 minutos, Bell Silva tomou o segundo amarelo após uma falta para segurar o contra-ataque das visitantes e acabou sendo expulsa. Desfalque para o Ju na próxima partida.
As gurias do Juventude voltam aos gramados na próxima quinta-feira (27), às 16h, quando viajam até São Paulo para encarar o Corinthians pela segunda rodada do Brasileiro Feminino A-1.