Na manhã desta terça-feira (18), foi lançado o projeto “Jardins Criativos”, uma iniciativa que une fotografia, land art (arte da terra) e grafitti. O evento aconteceu no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro Santa Fé. O projeto da fotógrafa Liliane Giordano, da Sala de Fotografia, foi aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro, que selecionou criações artísticas dentre 17 territórios prioritários no estado, com o objetivo de fomentar o trabalho artístico, gerar renda e promover a arte, dando visibilidade a espaços de uso coletivo.
O bairro Santa Fé, terceiro mais populoso de Caxias do Sul, mais especificamente o Murialdo – Santa Fé, foi o local escolhido para a realização do projeto. Entidade quase centenária, instalada no coração do bairro e que atualmente conta com o atendimento de 230 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. Os pais e educadores foram os primeiros a conhecer, na sexta-feira (14), os detalhes do projeto.
Liliane Giordano explica que a ideia é trabalhar com plantas comestíveis e que essas plantas serão colhidas. Ela destaca que outros projetos sociais serão realizados em paralelo com o projeto Jardins Criativos.
O representante da ONG Dia da Terra, Mozart Mesquita e o artista francês Jean Paul Ganem, estão em Caxias do Sul e ficarão até o dia 21 de março para visitas técnicas e de imersão. Além disso, serão palestrantes do Seminário Sustentabilidade, Educação, e Felicidade, promovido pelo Instituto Bruno Segalla, na próxima quinta-feira (20), às 14h, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).