A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), abriu o edital nesta segunda-feira (17) para a implementação do primeiro espaço dedicado aos ciclistas na área central da cidade. O projeto prevê a criação de ciclofaixas que interligarão os bairros São Pelegrino e Exposição. A iniciativa, que já estava em planejamento, recebeu aval para execução após a conclusão do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob).
Serão construídos três trechos, formando um caminho cicloviário de mão dupla que conectará o Parque Cinquentenário à Praça Monteiro Lobato, localizada em frente à Maesa. O trajeto também passará pela Praça do Trem e pelo Parque dos Macaquinhos, totalizando uma extensão de pouco mais de 1,8 km com mão dupla e tachões de sinalização em todo o comprimento da ciclofaixa. Ao todo, terão 2,5 metros de largura, com 1,25 metros em cada sentido. O projeto inclui a manutenção das ciclovias já existentes nas áreas de lazer, com revitalizações pontuais nesses espaços.
Enquanto as ciclovias são caracterizadas por faixas exclusivas para bicicletas e outros veículos ciclos, as ciclofaixas consistem em espaços delimitados dentro da faixa de rolagem dos veículos, separados fisicamente por meio de tachões ou outros dispositivos. A implementação dessas estruturas promete trazer um novo dinamismo ao trânsito de Caxias do Sul, especialmente nas ruas Marechal Floriano e Plácido de Castro, onde as ciclofaixas serão instaladas.
Segundo o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Elisandro Fiuza, o Planmob desempenha um papel fundamental na elaboração e implementação dos principais projetos que ampliam a mobilidade de Caxias do Sul, além de ressaltar os pontos estratégicos que serão contemplados com a expansão das ciclofaixas.
Este projeto representa o primeiro passo para viabilizar os 127 metros de ciclovias previstos no Planmob. As obras incluirão preparação e nivelamento do solo, pavimentação de alguns trechos, pintura e sinalização. O custo estimado é de R$ 730,7 mil, com recursos provenientes de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão, proposta pela deputada federal Denise Pessôa (PT). A previsão é que as obras tenham duração de quatro meses, e as empresas interessadas na licitação serão conhecidas no dia 8 de abril.