Até o dia 15 de março, sustentabilidade urbana e resiliência estão no centro das discussões na Serra Gaúcha. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediará a Semana Internacional de Cidades Resilientes e Sustentáveis (IWRSC). O evento reunirá especialistas no assunto do Brasil, da Itália (Università di Siena) e do Reino Unido (University of Westminster) para debater soluções inovadoras para os desafios das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas e na busca por um desenvolvimento mais sustentável.
A programação do evento inclui painéis, workshops e encontros estratégicos com pesquisadores, autoridades públicas, empresários e comunidades locais. Os workshops abordarão temas estratégicos para fortalecer a resiliência urbana, capacitando diferentes setores da sociedade. A coordenadora do City Living Lab, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), da UCS, Ana Cristina Fachinelli, ressalta a importância da sustentabilidade para alavancar o desenvolvimento econômico.
O primeiro painel aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), uma palestra aberta a comunidade com a temática “Conectando Governança e Sociedade”. O evento teve a presença dos renomados pesquisadores Simone Bastianoni e Federico Maria Pulselli (Itália), e Giulio Verdini e Luz Navarro (Reino Unido).
Nesta terça-feira, ocorre na Prefeitura de Caxias do Sul um painel voltado para formuladores de políticas públicas e funcionários locais, com foco em ferramentas para governança urbana, estratégias de resiliência climática e gestão de desastres. Ao longo da semana, ainda acontecerão workshops para discussão do engajamento de organizações, explorando formas de empresas e grupos cívicos apoiarem a resiliência climática, cocriação de estratégias de resiliência e adaptação climática, aprofundando o envolvimento da comunidade na construção de soluções sustentáveis.
Algumas das atividades são gratuitas e abertas ao público, enquanto outras terão vagas limitadas. O evento tem realização da Universidade de Caxias do Sul através do grupo de pesquisa City Living Lab, com o apoio das instituições de fomento à pesquisa CAPES e CNPq, e as Universidade de Siena e de Westminster. Mais informações sobre a programação e inscrições pelo link.