Após solicitação da reportagem da Rádio Caxias, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) enviou os números referentes a demanda reprimida de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados apontam que estão em uma lista de espera 29 mil consultas especializadas e 25 mil exames especializados. Além disso, são mais de 7,1 mil cirurgias eletivas aguardando para serem realizadas.
Ao enviar os dados da pasta a assessoria destacou algumas informações referentes ao período de tempo entre os anos de 2021 a 2024. Segundo a SMS, foram 190 mil atendimentos entre consultas especializadas, exames, procedimentos, cirurgias eletivas e demais serviços nesses quatro anos disponibilizados de maneira extra. Para isso, teriam sido comprados serviços privados e acordos de cooperação.
O secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas, pontua que as consultas reprimidas também correspondem a solicitações na atenção primária. Isso acontece devido ao aumento de atendimentos na primeira etapa de busca pela saúde pública. A falta de profissionais também é citada pelo titular.
Em continuidade, o secretário cita que os números retidos na esperar por procedimentos em Caxias, também contam com pacientes de outros municípios da Serra que possuem os hospitais da cidade como referência.
Para diminuição das filas de espera, a aposta da pasta está na implantação do serviço de telemedicina. Com isso, a perspectiva é que as consultas especializadas que estão pendentes sejam minimizadas. Afinal, devem ser oferecidos atendimentos em reumatologia, endocrinologia, psiquiatria, psicoterapia e neurologia.
Ainda dentro da argumentação de ações adotadas, a SMS diz ter aberto um edital no mês de fevereiro para 1,5 mil horas médicas em consultas com neurologista pediátrico e de 700 horas com psiquiatra infantil. Os contratos vão ter vigência de 12 meses, com a possibilidade prorrogação. A prestação desse serviço deve iniciar em breve.
Sobre os objetivos para a contenção das filas de espera dentro deste ano, o secretário Geraldo Freitas diz que a pasta espera conseguir uma redução de 25% dos números o quanto antes. Além disso, a expectativa é que recursos sejam recebidos para a contratação de serviços especializados.