No último final de semana, moradores da Vila Sapo, no bairro Serrano, em Caxias do Sul, visitaram o loteamento Morada dos Vales, no bairro Oriental, onde as novas casas serão construídas. Acompanhados pelo secretário de Habitação, José de Abreu, e pelo secretário adjunto da pasta, Volmir Moschen, os 40 moradores conheceram a área que substituirá a ocupação atual, localizada em uma área de risco às margens da Rua Olinda Blauth.
A Prefeitura adquiriu 140 lotes no local, com um investimento de R$ 15,4 milhões provenientes dos cofres municipais. Segundo o secretário José de Abreu, existe uma preocupação por parte do município quanto a famílias em áreas de risco.
Sobre os demais programas habitacionais em andamento, como o programa estadual “A Casa é Sua” – Fase II, onde estão sendo construídas 227 unidades habitacionais de alvenaria no Loteamento Campos da Serra, Abreu salienta que as obras seguem o cronograma previsto. Ele ressalta que, no mês de maio, mais de 400 novos apartamentos devem ser iniciados no bairro Reolon. Além disso, estudos para a criação de um programa municipal que contemple famílias que não se encaixam nos programas estadual e federal estão sendo viabilizados pela pasta.
As 40 casas destinadas às famílias da Vila Sapo serão construídas em 20 lotes, e o processo de licitação já está em fase preparatória. A compra dos lotes, já urbanizados, é inédita na cidade e deve beneficiar cerca de 300 famílias que atualmente vivem em áreas de risco.