A suspensão provisória dos atendimentos do Cadastro Único foi anunciada pela Fundação de Assistência Social (FAS) e ocorrerá a partir da próxima quarta-feira (5) até o dia 17. A suspensão é em razão da migração do Sistema de Cadastro Único (Versão 7), operado pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), que será substituído por um novo sistema, que passará a funcionar no Portal de Gestão do Cadastro Único, operado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). O período de inatividade é necessário para permitir a realização das capacitações do novo sistema, bem como a efetivação dos procedimentos para a transição.
Segundo Rafael Zucco, Diretor de Gestão de Benefícios Assistenciais e Transferência de Rendas da Fundação de Assistência Social (FAS), responsável pela operacionalização do Cadastro Único em Caxias do Sul, as mudanças trarão mais agilidade no atendimento e farão com que as informações dos cadastros sejam mais precisas e condizentes com a realidade.
Outra mudança importante, que dará mais transparência com a reforma, é que, quando o operador do Sistema de Cadastro Único for preencher o campo com o CPF da pessoa inscrita, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal e Previdência Social.
Mesmo nesse período, em que novos lançamentos não poderão ser realizados, a equipe manterá as visitas para cadastramento ou atualização nos domicílios e também para apurar a veracidade das informações prestadas quando o cadastro foi realizado.