O clima promete mais uma semana da calor intenso no Rio Grande do Sul, com máximas superando os 30ºC na Serra Gaúcha. Com o calor aumentando, aumenta também o número de pessoas buscando tomar um bom banho em rios, piscinas e açudes, mas para isso, é necessário ter cuidado para evitar afogamentos e outros riscos que podem surgir. Por conta disso, a reportagem da Rádio Caxias conversou com o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), que dá dicas de segurança para os banhistas.
Capitão Patrick Dipp da Silva alerta que é necessário conhecer a área onde irá ser feita a prática do banho, e que é importantíssimo ter um cuidado especial com as crianças.
Para os adultos, a indicação é evitar nadar se expondo ao perigo, optando por escolher águas na altura do umbigo. A utilização de coletes salva-vidas, boias, entre outros, também são aconselháveis.
O Capitão Patrick da Silva também destaca que existem áreas onde é proibida a prática de banhar-se. Como não existe um número suficiente de fiscais para cuidar de todas essas áreas, é importante que a população tenha consciência de que é arriscado banhar-se nesses locais.
Entre outras dicas, destaca-se não entrar na água alcoolizado e não se aproximar de encostas, pedras e barrancos.